Você já sabe que o SQL Server permite visualizar o porcentual completo dos processos de Backup e/ou Restore de uma base de dados utilizando as ferramentas visuais ou comandos T-SQL onde o SQL Server Management Studio mostra de tempos em tempos o porcentual que cada um desses processos foi completado naquele instante, certo?

BackupSSMS BackupSSMS_TSQL

O que você não sabe utilizando essas ferramentas é o tempo que ainda falta para terminar o processo… Como descobrir isso??

Se você estiver utilizando qualquer versão do SQL Server a partir da versão 2005, você pode utilizar a DMV sys.dm_exec_requests juntamente com a sys.dm_exec_sql_text que nos trás informações muito interessantes sobre o processo de Backup/Restore da nossa base de dados. Você pode utilizar a query abaixo e modificá-la, adicionando ou removendo os campos desejados. A informação mais interessante nessa query na minha opinião é o HorárioFinalEstimado.

SELECT command Comando, DB_NAME(database_id) BasedeDados,
percent_complete [%Completo],
dateadd(second,estimated_completion_time/1000, getdate()) as HorárioFinalEstimado FROM sys.dm_exec_requests
WHERE command IN (‘Backup Database’, ‘Restore Database’)

Claro que o horário estimado de finalização do backup/restore como o nome diz é estimado, ou seja, pode ser que demore mais ou menos do que o tempo indicado nesta coluna e há vários fatores que influenciam este tempo. Entretanto é uma referência ao tempo que demorará o processo de backup/restore.

Anúncios